terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Conheça os livros que irão para o cinema em 2013

    O mercado cinematográfico anda cada vez mais à procura de bons livros que possam dar surgimento a bons filmes e, por conseguinte, excelente bilheteria. Pouco mais de quinze anos atrás, uma pequena produtora de filmes era aberta em Londres, chamada Heyday Films. Fundada por David Heyman, a empresa tinha seu maior foco em descobrir livros que pudessem fazer sucesso nas telonas. Em 1996, um dos funcionários da produtora leu um artigo sobre uma autora iniciante que iria lançar um livro protagonizado por um jovem bruxo.

    Ninguém imaginava que, alguns anos depois, este material fosse se tornar um dos maiores sucessos da história do cinema e da literatura, é claro. A saga 'Harry Potter', de J. K. Rowling, assim como a trilogia 'O Senhor dos Anéis', de J. R. R. Tolkien, são os principais exemplos de como os livros estão servindo como alicerces para fazer Hollywood ganhar dinheiro. Se a adaptação ganhar a aprovação dos leitores, os empresários encherão os bolsos de seus ternos caros. 
    
    Bem, agora que já me prolonguei muito mais do que devia, vou direto ao assunto. Embora esteja essa 'falta de originalidade de Hollywood' em prova, este ano não foi dos melhores para os leitores que esperavam seus livros nas telonas. Com exceção da entrada da trilogia 'Jogos Vorazes' nos cinemas, o final da série 'Crepúsculo' e do primeiro filme de 'O Hobbit', que vai estrear ainda este mês, 2012 não será muito lembrado assim como foi 2011 e como parece que será 2013 quanto a obras literárias entrando no mundo da sétima arte. Este ano que está chegando guarda adaptações muito esperadas, tanto de livros clássicos como também de novos que já conquistaram uma legião de fãs. 

    Aqui neste post listei os principais deles que serão lançados no Brasil. Vocês poderão conferir algumas informações e as datas de lançamento por aqui; vale lembrar que estas datas muitas vezes mudam e quase sempre ainda não estão totalmente definidas, por isso que tentarei ao máximo atualizar o post. Confira:

Jack Reacher - O Último Tiro
Direção: Christopher McQuarrie
Elenco: Tom Cruise (Jack Reacher), Rosamund Pike (Helen Rodin), Richard Jenkins (Alex Rodin), David Oyelowo (Emerson)
Sinopse: Em uma cidade inocente, cinco caras são mortos à tiro por um experiente franco-atirador. A polícia identifica o culpado, que alega ser inocente e diz: "Peguem Jack Reacher". Reacher, que é policial, desaparece quando fica sabendo da notícia, mas não vai deixar a acusação ficar por isso. Ele vai enterrar o homem que o declarou como culpado. O filme é baseado no bestseller do The New York Times, "One Shot", de Lee Child.
Estreia no Brasil: 11/01

Hansel e Gretel: Caçadores de Bruxas
Diretor: Tommy Wirkola
Elenco: Jeremy Renner (Hansel), Gemma Arterton (Gretel), Famke Janssen (Muriel)
Sinopse: O longa-metragem é adaptado do conto de fadas de tradição oral que, no século XIX, ganhou uma versão mais leve pelas mãos dos Irmãos Grimm. Conhecido no Brasil como "João e Maria", mas mundialmente como "Hansel e Gretel" ("Hänsel und Gretel" no original alemão), a versão de 2013 trará um tema mais violento a partir do momento em que estes dois irmãos tornam-se caçadores de bruxas.
Estreia no Brasil: 25/01

Lincoln
Diretor: Steven Spielberg
Elenco: Daniel Day-Lewis (Abraham Lincoln), Sally Field (Mary Todd Lincoln), Joseph Gordon-Levitt (Robert Lincoln), Tommy Lee Jones (Thaddeus Stevens), David Strathairn (William Seward)
Sinopse: Cinebiografia do presidente estadunidense adaptada do livro de Doris Goodwin premiado com o Pulitzer, "Team of Rivals". O filme, dirigido por ninguém menos que Steven Spielberg, foca na vitória do presidente - um dos maiores líderes que o mundo já viu - durante a Guerra de Secessão. 
Estreia no Brasil: 25/01

Meu Namorado é um Zumbi
Diretor: Jonathan Levine
Elenco: Nicholas Hoult (R), Dave Franco (Perry Kelvin), Teresa Palmer (Julie), John Malkovich (General Grigio)
Sinopse: Uma mistura de comédia, romance e horror, o filme é adaptado do livro homônimo de Isaac Marion. Na história, que se passa em um cenário pós-apocalíptico, um zumbi chamado R, que consegue dizer e entender algumas sílabas, vivencia as memórias de uma de suas vítimas - um adolescente -, enquanto devora seu cérebro; e é após isso que ele acaba se apaixonando pela namorada do jovem. O filme é adaptado do livro Sangue Quente.
Estreia no Brasil: 01/02

Anna Karenina
Diretor: Joe Wright
Elenco: Keira Knightley (Anna Karenina), Jude Law (Karenin), Aaron Taylor-Johnson (Vronsky), Olivia Williams (Condessa Vronsky)
Sinopse: Passada na alta sociedade da Rússia do século XIX, a trama tem como protagonista a aristocrata Anna Karenina, que vê sua vida mudar após um caso com o rico Conde Vronsky. O livro, de Leo Tolstoy, é um clássico da literatura russa e ganha mais uma adaptação para os cinemas.
Estreia no Brasil: 01/02


Hitchcock
Direção: Sacha Gervasi
Elenco: Anthony Hopkins (Alfred Hitchcock), Helen Mirren (Alma Reville), Scarlett Johansson (Janet Leigh), Jessica Biel (Vera Miles), Toni Collette (Peggy Robertson)
Sinopse: O filme narra a vida do célebre diretor Alfred Hitchcock e de sua esposa Alma Reville durante as filmagens do clássico do suspense "Psicose", em 1959, e se baseia no livro "Alfred Hitchcock and the Making of Psycho", de Stephen Rebello.
Estreia no Brasil: 08/02

O Lado Bom da Vida
Diretor: David O. Russell
Elenco: Jennifer Lawrence (Tiffany), Bradley Cooper (Pat), Robert De Niro (Pet Sr.), Jacki Weaver (Dolores)
Sinopse: Após passar um tempo em uma instituição psiquiátrica, o professor Pat Solitano não se lembra do que fez para ir parar naquele lugar. Agora, seu pai não fala mais com ele e sua ex-esposa não quer reconciliação. É no meio desse turbilhão de acontecimentos que ele conhece Tiffany, irmã viúva de seu melhor amigo, uma jovem com alguns problemas pessoais.

Oz: Mágico e Poderoso
Diretor:
 Sam Raimi
Elenco: Mila Kunis (Theodora), Rachel Weisz (Evanora), James Franco (Oscar Diggs), Michelle Williams (Glinda)
Sinopse: Baseado no clássico livro, que já se tornou um clássico dos cinemas, de Lyman Frank Baum, esta versão de "O Mágico de Oz" é um prelúdio feito pela Disney que contará o trajeto de Oscar Diggs, um mágico circense de ética discutível de Kansas que é transportado para a mágica Terra de Oz, até se tornar o poderoso Mágico de Oz.
Estreia no Brasil: 08/03

Carrie
Diretor:
Kimberly Peirce
Elenco: Chlöe Grace Moretz (Carrie White), Julianne Moore (Margaret White), Judy Greer (Midd Desjardin), Gabriella Wilde (Sue Snell)
Sinopse: Carrie é uma problemática adolescente proibida pela mãe de viver como as jovens de sua idade e alvo de zoação de seus colegas e professores da escola. Porém, o que ninguém sabe é que, quando quer, Carrie pode criar fenômenos paranormais apenas com o poder da mente. É assim que ela se vinga, em um clímax sangrento rotulado como um dos maiores marcos da literatura de terror.
Curiosidade: Este é o segundo filme adaptado da obra de Stephen King, "Carrie, A Estranha", a ir para os cinemas. O primeiro foi em 1976. Em 2002, uma versão para a TV também foi produzida.
Estreia no Brasil: 15/03

Jack - O Matador de Gigantes
Diretor:
Bryan Singer
Elenco: Nicholas Hoult (Jack), Ewan McGregor (Elmont), Bill Nighy (General Fallon), Stanley Tucci (Lord Roderick), Ian McShane (Rei Brahmwell)
Sinopse: Baseado no conto "João e o Pé de Feijão" e mais diretamente no filme de 1962, "O Matador de Gigantes", o longa dá uma atualizada na história original, reescrita por Joseph Jacobs em 1890. Na trama, um menino fazendeiro reinicia uma antiga guerra quando ele descobre alguns feijões mágicos que ligam o nosso mundo ao mundo de uma raça de gigantes.
Estreia no Brasil: 22/03

A Hospedeira
Diretor:
Andrew Niccol
Elenco: Saoirse Ronan (Melanie Stryder / Peregrina), Diane Kruger (Buscadora), Max Irons (Jared Howe), Jake Abel (Ian O'Shea)
Sinopse: Em um futuro próximo, os humanos tornam-se hospedeiros de invasores, que sugam suas mentes, enquanto seus corpos permanecem intactos e prosseguem suas vidas aparentemente sem alteração. A maioria dos humanos sucumbiu diante esse processo, e Melanie, uma das sobreviventes, é capturada. Enquanto Peregrina, a "alma invasora" designada para o corpo de Melanie, tenta extrair as emoções da terráquea, surpreende-se com a persistência de Melanie em desistir da posse de sua mente. A jovem, ao invés de revelar seus segredos, ocupa a mente da invasora com visões do homem que ama: Jared, que continua a viver escondido. O que nenhuma das duas esperava é que Peregrina fosse também se apaixonar por Jared.
Curiosidade: Após o término da saga Crepúsculo, a autora Stephenie Meyer tem mais uma de suas obras adaptadas para o cinema.
Estreia no Brasil: 29/03

Os Miseráveis
Diretor: Tom Hooper
Elenco: Anne Hathaway (Fantine), Hugh Jackman (Jean Valjean), Amanda Seyfried (Cosette), Helena Bonham Carter (Madame Thénardier), Russell Crowe (Javert), Sacha Baron Cohen (Thénardier)
Sinopse: O longa-metragem é a versão musical do livro homônimo de Victor Hugo. Na trama, que se passa no século XIX, Jean Valjean é preso por roubar um pão para alimentar sua família e passa dezenove anos encarcerado até ter sua liberdade de volta. Solto, mas repudiado socialmente, é acolhido por um bispo e ao pouco tenta criar uma nova vida com um novo nome. Porém, novos acontecimentos o reconduzem ao calabouço.
Curiosidade: O diretor Tom Hooper foi o grande vencedor do Oscar de 2011 com o filme "O Discurso do Rei", onde também trabalhou com Helena Bonham Carter.
Estreia no Brasil: 29/03

O Grande Gatsby
Diretor: Baz Luhrmann
Elenco: Leonardo DiCaprio (Jay Gatsby), Isla Fisher (Myrtle Wilson), Carey Mulligan (Daisy Buchanan), Tobey Maguire (Nick Carraway)
Sinopse: Obra-prima de Scott Fitzgerald, O Grande Gatsby é o romance americano definitivo sobre os anos prósperos e loucos que sucederam a Primeira Guerra Mundial. O texto de Fitzgerald é original e grandioso ao narrar a história de amor de Jay Gatsby e Daisy. Ela, uma bela jovem de Lousville e ele, um oficial da marinha no início de carreira. Apesar da grande paixão, Daisy se casa com o insensível, mas extremamente rico, Tom Buchanan. Com o fim da guerra, Gatsby se dedica cegamente a enriquecer para reconquistar Daisy. Já milionário, ele compra uma mansão vizinha à de sua amada em Long Island, promove grandes festas e aguarda, certo de que ela vai aparecer. A história é contada por um espectador que não participa propriamente do que acontece - Nick Carraway. Nick aluga uma casinha modesta ao lado da mansão do Gatsby, observa e expõe os fatos sem compreender bem aquele mundo de extravagância, riqueza e tragédia iminente.
Curiosidade: O livro homônimo, clássico de Scott Fitzgerald, ganha mais uma adaptação para o cinema.
Estreia no Brasil: 14/06




Guerra Mundial Z
Diretor: Marc Foster
Elenco: Brad Pitt (Gerry Lane), Eric West (Jason), Mireille Enos (Karen Lane)
Sinopse: A história gira em torno de um funcionário da ONU, Gerry Lane, que percorre o mundo em uma corrida contra o tempo para deter a pandemia zumbi que está derrotando exércitos e governos, ameaçando dizimar a própria humanidade. O filme é adaptado do livro homônimo escrito por Max Brooks.

Estreia no Brasil: 28/06


Dezesseis Luas
Diretor: Richard LaGravenese
Elenco: Emma Thompson (Sra. Lincoln), Viola Davis (Amma), Emmy Rossum (Ridley Duchannes), Alice Englert (Lena Duchannes), Thomas Mann (Link), Jeremy Irons (Macon Ravenwood), Alden Ehrenreich (Ethan Wate)
Sinopse: 
Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece... Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. O longa é adaptado do livro homônimo de Kami Garcia e Margaret Stohl.
Estreia no Brasil: 12/07


Percy Jackson e o Mar de Monstros
Diretor: Thor Freudenthal
Elenco: Logan Lerman (Percy Jackson), Sean Bean (Zeus), Stanley Tucci (Dionísio), Alexandra Daddario (Anabbeth), Brandon T. Jackson (Grove), Jake Abel (Luke), Nathan Fillion (Hermes), Leven Rambin (Clarisse)
Sinopse: Na sequência de "Percy Jackson e O Ladrão de Raios", o protagonista e seus amigos precisam enfrentar o Mar de Monstros para salvar o Acampamento Meio-Sangue de um inimigo misterioso. Antes, porém, o herói entrará em confronto com um mistério atordoante sobre sua família - algo que o fará questionar se ser filho de Poseidon é uma honra ou uma terrível maldição.
Estreia no Brasil: 16/08

Capitão Phillips
Diretor: Paul Greengrass
Elenco: Tom Hanks (Capitão Phillips), Catherine Keener (Andrea Phillips), Michael Chernus (Shane Murphy), David Warshofsky (Mike Perry), Chris Mulkey (John Cronan)
Sinopse: Adaptado de um livro de memórias intitulado "A Captain's Duty: Somali Pirates, Navy SEALs and Dangerous Days at Sea", o livro conta a história verdadeiro de um capitão de navio chamado Richard Phillips que tem seu navio, o Alabama, sequestrado na Somália por piratas. Ele se entrega a fim de manter sua tripulação a salvo, e é mantido em cativeiro durante três dias até ser resgatado.
Estreia no Brasil: 18/10

Jogos Vorazes: Em Chamas
Diretor: Francis Lawrence
Elenco: Jennifer Lawrence (Katniss Everdeen), Liam Hemsworth (Gale), Josh Hutcherson (Peeta), Elizabeth Banks (Effie), Woody Harrelson (Haymitch), Stanley Tucci (Caeser)
Sinopse: Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações nos distritos dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menos do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.
Estreia no Brasil: 22/11




A Rainha da Neve
Diretor: Chris Buck e Jennifer Lee
Elenco: Kristen Bell (Anna), Josh Gad (Olaf), Idina Menzel (A Rainha da Neve),
Sinopse: A animação é baseada no conto de mesmo nome do célebre escritor Hans Christian Andersen, o mesmo de "O Patinho Feio", "A Pequena Sereia" e "Soldadinho de Chumbo". Na história, quando Anna é amaldiçoada pela sua irmã, a Rainha da Neve, sua única esperança de reverter a maldição é sobreviver a uma perigosa jornada através de uma paisagem gelada e implacável. Acompanhada por um destemido aventureiro, sua rena de um chifre só e um infeliz boneco de neve, Anna deve correr contra o tempo, os elementos e um exército de inimigos para tentar derreter o coração gelado de sua irmã.

Estreia no Brasil: 27/11



O Jogo do Exterminador
Diretor: Gavin Hood
Elenco: Harrison Ford (Coronel Hywum Graff), Abigail Breslin (Valentine Wiggin), Ben Kingsley (Mazer Rackham), Asa Butterfield (Ender Wiggin), Hailee Steinfield (Petra Arkanian), Viola Davis (Major Gwen Anderson)
Sinopse: Num futuro próximo, uma raça alienígena hostil chamada Formics atacou a Terra. Se não fosse as ações heroicas lendárias do Comandante da Frota Internacional, Mazer Rackham, tudo estaria perdido. Em preparação para o próximo ataque, o altamente condecorado Coronel Graff e o Exército Internacional estão treinando as melhores crianças na busca do próximo Mazer. Ender Wiggin, um tímido, mas estrategicamente brilhante garoto, é tirado de sua escola para se juntar à elite. Chegando na Escola de Batalha, Ender domina rapida e facilmente os progressivamente difíceis jogos de guerra, se distinguindo e ganhando o respeito de seus colegas. Logo Ender é apontado por Graff como a maior esperança do Exército, resultando em sua promoção para a Escola de Comando. Lá, Ender é treinado por Mazer Rackham em pessoa para liderar seus companheiros em uma batalha épica que determinará o futuro da Terra e salvará a raça humana.
Estreia no Brasil: 13/12




O Hobbit: A Desolação de Smaug 
Diretor: Peter Jackson
Elenco: Martin Freeman (Bilbo Bolseiro), Benedict Cumberbatch (a voz de Smaug), Ian McKellen (Gandalf), Cate Blanchett (Galadriel), Andy Serkis (Gollum)
Sinopse: Na segunda de três partes em que o livro homônimo de Tolkien foi dividido, o grupo de anões, Bilbo e Gandalf conseguem escapar dos orcs das Montanhas Sombrias, mas Bilbo guarda um segredo: o Um Anel, que ele roubou de Gollum. Agora, eles continuam sua jornada para chegar à Montanha Solitária e resgatar o ouro dos anões, sob a proteção maligna do Dragão Smaug.
Estreia no Brasil: 20/12





Rumores: há rumores sobre o suposto lançamento da versão cinematográfica do bestseller de Dan Brown, "O Símbolo Perdido". O filme está mesmo em andamento, mas nem chegou em processo de filmagem. O diretor (Mark Romanek) foi confirmado, assim como o roteirista Danny Strong e o ator Tom Hanks, que volta ao papel de Robert Langdon, mas não há nenhuma previsão de estreia - nem mesmo se será mesmo no ano que vem. Há também o rumor de que o livro "A Menina Que Roubava Livros" ganhará um filme no ano que vem. Existe mesmo um processo de pré-produção, mas até agora apenas boatos, e dificilmente o filme estreará em 2013.

Espero que tenham gostado da lista e já escolhido os filmes favoritos! Mal posso esperar para assistir a alguns destes... 

9 comentários:

Isabel S. disse...

Muito consistentes, as informações do post. Estou bastante ansiosa para conhecer a versão desses livros nos cinemas, 2013 promete. Meus parabéns pelo blog e boa sorte!

Renato Temponi Domingues disse...

Muito obrigado, Isabel! Elogios são sempre bem-vindos, haha... Também estou no aguardo para alguns filmes. Abraços, e volte sempre!!!

Lorrayne Lindsay disse...

Aguardando vários desses filmes, hehe.
Mas não consigo entender porque apostam em Percy Jackson. Estragaram a história :P
Ótimo post.

Renato Temponi Domingues disse...

Oi Lorrayne! Então, acho que os fãs torcem para que este filme seja bem mais fiel que o antecessor... Eu li o primeiro livro; não gostei muito, mas simplesmente odiei o filme...

Muito obrigado, volte sempre!

Wagner Tamborin disse...

Post muito bem feito! Parabéns =)
Ansioso para vários filmes aí...

Renato Temponi Domingues disse...

Valeu, Waguinho! Volte sempre!

Jonathas disse...

Como é bom encontrar blogs com conteúdo, que não apenas copiam e colam matérias de outros lugares ou ainda fazem uma tradução tosca. Parabéns pelo post e pelo blog, continue assim.

Renato Temponi Domingues disse...

Muito obrigado, Jonathas! Tento sempre trazer o melhor para o blog; acho que não há motivo para manter um se o conteúdo for copiado... Volte sempre!

Davi Lucca disse...

amei , ficarei na espera que lancem de uma vez a hospedeira

Postar um comentário

Gostou do café? Comente!