sábado, 23 de julho de 2011

Entrevista | Gaston Stefani

Gaston Stefani é autor de crônicas, poemas e contos e em 2009 publicou o livro Portal das Sombras - Histórias Fantásticas. Confira a entrevista que fiz com o escritor, que falou de Stephen King, premiações, experiências sobrenaturais, superstição e romances juvenis:

1 - Em seu livro "Portal das Sombras - Histórias Fantásticas" há histórias de satanismo, vampiros, crime, entre outros temas ligados ao gênero terror. Para isso, claro, você com certeza tem uma adoração pelo gênero. Esse seu gosto vem desde criança?
R: Sim, como toda criança, eu gostava de histórias de monstros.

2 - De onde surgiu a ideia de criar um livro com contos deste gênero? Você teve alguma ajuda?
R: Confesso que, na época, estava lendo muito Stephen King e acabei sendo influenciado. Não. Não tive ajuda. As idéias foram surgindo e fui colocando no papel.

3 - Você ganhou o Prêmio Cleber Onias Guimarães pela crônica "Culto à Vaidade", sobre duas amigas que não se encontravam há muito tempo. Quando você escreve seus textos, pensa que um dia poderá ser prestigiado por eles, como aconteceu com este?
R: Não. Não penso em prêmios ou algo do tipo quando estou escrevendo. Apenas deixo fluir a idéia.

4 - Você tem vários contos que se adequam ao gênero sobrenatural, como, por exemplo, "Lágrimas de Sangue". Por um acaso você escreveu alguns destes baseado em um acontecimento real? Se sim, qual?
R: O “Lágrimas de Sangue” foi baseado nas imagens da virgem Maria chorando. Daí, pensei: e se fosse uma pessoa? E se chorasse lágrimas de sangue e prevesse o futuro? Depois de escrever o conto, soube que aconteceram alguns casos pelo Brasil de pessoas chorando lárimas de sangue.

5 - Os contos de seu livro estão em seu site do Recanto das Letras. Você não acha que, com esses textos na internet, o público possa não comprar seu livro?
R: Eu pensei nisto, mas tomei o cuidado de não colocar o livro inteiro na internet.

6 - Em "Tabuleiro Ouija" as personagens participam de um jogo onde você fala - ou tenta, ao menos, falar - com os espíritos (como o jogo do compasso e do copo, por exemplo). Você, por um acaso, já participou de um desses jogos? Como foi?
R: Apenas uma única vez. Eu era adolescente.Foi feito de maneira caseira: não tinha tabuleiro, só papéis amassados, o copo e uma caneta. Não deu certo. Ninguém levou a sério. Não sei se faria de novo. Certas forças devem ser respeitadas.

7 - Você já teve experiências sobrenaturais?
R: Tive uma vez a sensação de que algo ruim ia acontecer. E só. Por enquanto, não tenho esse canal muito aberto. É como dizem: usamos apenas uma infíma parte da capacidade do nosso cérebro.

8 - Você se interessa por outros gêneros? O que acha dos romances juvenis atuais, como "Harry Potter", "Percy Jackson" e "Crepúsculo"?
R: Sim. Leio vários gêneros. Tanto que procurei variá-los um pouco neste livro para não ficar apenas no terror. Há ficção científica, entre outros. E dos livros que citou, não posso falar muito a respeito, por não tê-los lido ainda, embora saiba do sucesso que fizeram seus filmes.

9 - Em seu livro há 13 capítulos. Este número é conhecido popularmente por ser o número da má sorte. É apenas coincidência ou não?
R: Acredite se quiser, mas foi uma coincidência. Tirei alguns contos do livro e ele acabou ficando com 13 contos. Pode ser um número de sorte (risos).

10 - Há alguma crônica que é a sua preferida?
R: Tenho algumas crônicas preferidas, ficaria difícil escolher apenas uma. E dos contos, citaria o “Ilusões”.

11 - Percebi que você gosta bastante de Stephen King. Qual seu livro preferido dele? Por quê?
R: Gosto muito do  “O Cemitério”. Foi o primeiro livro que li dele, e me envolveu. Fiquei até sentindo medo, ao lê-lo. Também curto muito os seus livros de contos. Para mim, o melhor é “Tudo é Eventual”. 

12 - Se um dia aparecer algum cineasta querendo adaptar uma de suas obras para a telona. Qual seria sua reação? 
R: Claro que qualquer adaptação que fosse feita de algum conto ou crônica minha, me deixaria feliz e orgulhoso por ter sido escolhido, no meio de tantos escritores que existem por aí.

13 - Bem Gaston, muito obrigado pela entrevista. Por favor, mande algum recado para os seus leitores e os do blog.
R: Espero que gostem dos meus textos e que se divirtam com eles, assim como eu me diverti escrevendo-os. Apaguem as luzes, acendam uma vela e boa leitura!

Quer saber mais sobre Gaston Stefani e conversar com ele? Você pode visitar seu perfil no Skoob, segui-lo no Twitter ou entrar em seu site no Recanto das Letras.

terça-feira, 19 de julho de 2011

Harry Potter de A a Z | Aubrey Malone















Harry Potter de A a Z, como a própria capa faz questão de dizer a fim de evitar processos judiciais, é o "guia não-oficial definitivo de toda a série" - isso porque não foi autorizado nem aprovado (mas não quer dizer que tenha sido desaprovado) por J. K. Rowling (a autora da saga) ou pela Warner Bros. (o estúdio responsável pelos filmes). Mas, se a escritora leu o guia, tenho certeza que o desaprovou, porque Aubrey Malone com certeza não leu os livros antes de escrever sua própria mini-enciclopédia. Sim, mini; porque a obra tem apenas 223 páginas - e precisaria de um livro bem maior para abranger tudo sobre o mundo de Harry Potter e sobre a vida de Rowling (o guia tem verbetes sobre os livros, fatos sobre a vida da escritora, curiosidades, etc.). E o mais estranho é que, em uma nota do autor, bem no início, Malone afirma que o guia não pretende de forma alguma ser completo - então, por quê motivo ele o fez?

E, como eu disse, ele parece não ter lido os livros antes de escrever o guia. Há vários verbetes com erros ou faltando informações, como em "Floresta Proibida", onde ele diz que esta floresta aparece em A Pedra Filosofal - sendo que ela aparece em todos os livros, e há muitas aventuras de Harry que têm esta como cenário. Outro exemplo é em "Basilisco", onde o autor diz que é uma serpente cujo olhar transforma as pessoas em pedra. É claro que essa informação é incorreta, já que o olhar de um Basilisco é mortal - e só transforma pessoas em pedra quando seus olhos são vistos à partir de um reflexo (como pelo espelho, por exemplo). Ele também trata "Hagrid, Rúbeo" como um gigante, sendo que ele é um meio-gigante.

Na verdade, poucos são os que não têm erros - e os que não têm é porque estão incompletos. Em "Delacour, Fleur", por exemplo, ele explica que ela é uma jovem bastante esnobe, em parte veela, e que se casa com Gui Weasley em As Relíquias da Morte. E acaba aí. Custava dizer que ela é francesa, estuda na Beauxbatons, tem uma irmã chamada Gabrielle, e que aparece pela primeira vez em O Cálice de Fogo, quando participa do Torneio Tribruxo? Ou é preguiça ou é total falta de ignorância do autor. Outro exemplo é "Nagini". Como quem leu o guia, sabe que Aubrey Malone entrega vários spoilers (o que não é um erro, já que se trata de um guia), mas, quando ele vai descrever a cobra de Lord Voldemort, ele simplesmente diz que ela tem um papel imenso em As Relíquias da Morte, ao invés de dizer que ela é uma das horcruxes do Lorde das Trevas.

Resumindo: se você quer saber mais sobre a saga Harry Potter, não leia Harry Potter de A a Z. Quando ele vai falar sobre a vida de Rowling, ele até acerta (por exemplo, quando cita Sandra Luchian, em um relato emocionante), mas o livro é desorganizado ao extremo. Ele mistura as curiosidades dos filmes, os nomes dos atores, os verbetes da saga, a vida de Rowling e os personagens sem sequer dividir em blocos - o que é uma baita de uma sacanagem, e nem o belo visual do livro ajuda na leitura. Se quer saber mais sobre estes temas, há uma enciclopédia online em português criada pelo Clube do Slugue, que se chama Potterpédia (clique aqui para ir à página) e é 100% confiável, além de gratuita, claro.

Livro: Harry Potter de A a Z
Autor: Aubrey Malone
Editora: Prestígio Editorial
Páginas: 233

terça-feira, 12 de julho de 2011

Anjos e Demônios | Dan Brown















Quem nunca sonhou em fazer ao menos uma visita à Cidade do Vaticano, à Basílica de São Pedro ou à Roma, por exemplo, pode talvez não se animar tanto quanto a pessoa que sonha com isso ao assistir o filme Anjos e Demônios (2009, dirigido por Ron Howard), que é, praticamente, um desfile de cenários exóticos e belíssimos, constituído por ruas, avenidas e capelas de Roma. Estas últimas, por sua vez, exibem obras de arte de escultores e pintores famosos - ou seja, um prato cheio pra qualquer viajante, artista ou até mesmo fanático religioso. Não só neste ponto, o filme também chama atenção pela trama inteligente criada pelo escritor Dan Brown em seu livro de mesmo nome, e foi assim que eu - não só, com certeza - fiquei curioso e decidi ler o livro, que é, sem dúvida alguma, melhor que o filme - o qual acabei odiando após minha leitura ao descobrir a infidelidade para com a estória original.

Na trama, que antecede a estória de O Código da Vinci, Robert Langdon é um professor de Simbologia de Harvard que um dia acorda de madrugada com seu telefone tocando. Do outro lado da linha está Maximiliam Kohler, diretor do CERN (o maior estabelecimento de pesquisa científica do mundo), que o chama para desvendar um grande mistério. Um cientista do local fora assassinado brutalmente e marcado á fogo com uma marca de uma fraternidade há muito extinta: os Illuminati, antigos inimigos da igreja. Assim, Langdon sai de sua casa nos Estados Unidos e vai para a Suécia. Lá, ele conhece Vittoria Vetra, a filha do cientista assassinado. Tudo ia bem até que Kohler obriga Vittoria a mostrar uma experiência secreta que ela e seu pai estavam fazendo, e que ninguém mais tinha conhecimento sobre. A tal experiência chocou tanto Robert quando Kohler: o pai de Vittoria havia encontrado a maneira de criar a antimatéria (o contrário de tudo o que existe no mundo), e que pode destruir uma cidade com menos de quinhentas gramas. Porém, o mais impressionante é que a tal antimatéria fora roubada. Já em outro país, a tal antimatéria aparece em uma câmera na sala de vigilância do Vaticano, e o problema é que ninguém sabe onde se encontra essa câmera e que, em poucas horas irá explodir. A única informação é que esta câmera só pode estar dentro do Vaticano. As buscas se iniciam, mas um dos integrantes da fraternidade Illuminati se manifesta dizendo que sequestrou os quatro cardeais que são os possíveis eleitos ao papado do conclave que está ocorendo no Vaticano no exato momento de todos estes acontecimentos e que irá matar um por hora, até a meia-noite, em quatro igrejas diferentes espalhadas por Roma. Agora, resta a Robert Langdon, com seus conhecimentos sobre artes e religião e a ajuda de Vittoria, desvendar o mistério que desenterra os antigos inimigos da igreja, enquanto o Vaticano está prestes à explodir e os possíveis eleitos ao papado irão ser assassinados.

Eu nunca havia lido nenhum Dan Brown, mas me encantei com o modo de escrever do autor. Ele cria personagens fascinantes frequentando lugares totalmente interessantes e, às vezes, até exóticos. Anjos e Demônios começa nos Estados Unidos, em Nova Iorque, na casa do protagonista. Bem rápido, ele já está na Suíça passeando pelo CERN, o maior estabelecimento de pesquisas científicas do mundo (que realmente existe), depois na Cidade do Vaticano e correndo pelas ruas da Roma Moderna (e, acreditem, tudo isso em um dia só). Porém, o mais interessante (e inteligente) disso tudo é que Brown aproveita fatos reais para construir sua trama ficcional ao redor disso tudo. Um exemplo é a antimatéria, que foi criada por cientistas do CERN, que conseguiram mantê-la por menos de um segundo por cinco vezes. À partir daí, Brown criou toda sua trama - misturando arte, religião, terrorismo, assassinatos, ciência e muito suspense. É impossível um fã do gênero ficar sem ler o livro após começar - a trama tem vários clímax que, juntos, formam um ritmo eletrizante sobre descobrir a verdade antes que seja tarde demais, desenterrando mistérios que há muito tempo não eram revelados.

Anjos e Demônios é altamente recomendável. Dan Brown se mostra um escritor ousado, conseguindo mesclar vários temas dentro de uma só trama, resultando em um espetáculo de inteligência que, melhor ainda, é fácil de entender, mesmo adentrando em assuntos tão difíceis como o conflito entre a razão e a fé. Com personagens cativantes, cenários exóticos e diálogos muito bem escritos e explicados, o livro é um marco da literatura ficcional.

Livro: Anjos e Demônios
Autor: Dan Brown
Editora: Sextante
Páginas: 461

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mais de 300 livros de literatura em super descontos na Saraiva!




Se você é mesmo um bookaholic não pode perder os super descontos que a Saraiva está fazendo com mais de 300 livros de literatura! Você pode comprar tanto pelo site quanto nas próprias lojas espalhadas pelo Brasil. Confira abaixo algumas das promoções que A Cafeteria da Esquina destaca para você (para ver mais entre no site http://www.livrariasaraiva.com.br/):

Promoção Dan Brown


Fortaleza Digital
de R$19,90 por
R$15,90



O Código da Vinci
de R$29,90 por
R$18,90

                                                                                    


Ponto de Impacto
de R$29,90 por
R$18,90


O Símbolo Perdido
de R$29,90 por
R$18,90


Anjos e Demônios
de R$29,90 por
R$18,90




Outros livros com super promoções
Ao Cair da Noite
de R$42,90 por
R$34,30

A Janela de Overton
de R$34,90 por
R$27,90

O Chamado
de R$23,00 por
R$9,90
O Concorrente
de R$45,90 por
R$9,90
Identidade Roubada
de R$29,90 por
R$23,90



O Melhor de Agatha Christie - Caixa com 3 Livros
de R$24,90 por
R$19,90

O Menino do Pijama Listrado
de R$36,00 por
R$24,80




Comer, Rezar, Amar
de R$44,90 por
R$26,20


Promoção Nicholas Sparks
Noites de Tormenta
de R$29,90 por
R$17,00
Querido John - O Que Você Faria Com Uma Carta Que Mudasse Tudo?
de R$29,90 por
R$16,00
Diário de Uma Paixão
de R$29,90 por
R$17,80
Um Amor Para Recordar
de R$29,90 por
R$16,80
O Milagre
(estréia dia 15/07/2011 já em promoção)
de R$34,90 por
R$17,80

A Última Música
de R$34,90 por
R$19,60

Promoção Rick Riordan

O Ladrão de Raios - Percy Jackson & Os Olimpianos - Livro Um
de R$29,90 por
R$18,90

O Mar de Monstros - Percy Jackson & Os Olimpianos - Livro Dois
de R$29,90 por
R$18,90


A Maldição do Titã - Percy Jackson & Os Olimpianos - Livro Três
de R$29,90 por
R$18,90


A Batalha do Labirinto - Percy Jackson & Os Olimpianos - Livro Quatro
de R$29,90 por
R$18,90



A Maldição do Titã - Percy Jackson & Os Olimpianos - Livro Cinco
de R$29,90 por
R$18,90


Os Arquivos do Semideus - Percy Jackson & Os Olimpianos - Livro Associado
de R$24,90 por
R$18,80



Tequila Vermelha
de R$39,90 por
R$9,90
(R$30 DE DESCONTO)

A Pirâmide Vermelha - As Crônicas dos Kane - Livro Um
de R$39,90 por
R$22,90

O Herói Perdido - Os Heróis do Olimpo - Livro Um
de R$39,90 por
R$29,70






Ficou interessado em algum? Difícil não ficar! Visite http://www.livrariasaraiva.com.br/, aproveite as ofertas e confira mais centenas delas.