domingo, 19 de fevereiro de 2012

Book Street View #1 - A Rainha do Castelo de Ar


O Book Street View é mais uma das novidades que estão chegando aqui no blog. A nova seção trará imagens reais de lugares de livros, tiradas por mim no Google Street View (a salvação de qualquer leitor perdido!). Hoje vou começar pelo livro A Rainha do Castelo de Ar, da Trilogia Millennium - mais especificamente no seguimento de cenas em que Rosa Figuerola segue Göran Mårtensson até o apartamento de Mikael Blomkvist, em Estocolmo. É lá onde ela percebe que Blomkvist está mais a par de tudo o que está acontecendo do que ela.

1°- Logo abaixo temos o pub The Bishop's Arms, onde Rosa estaciona o carro logo em frente. 



















2°- Aqui é o local descrito no livro onde Rosa estaciona e, de dentro de seu carro, presencia vários acontecimentos estranhos. Repare que há uma placa proibindo estacionar ali, o que prova que ou essa proibição é mais atual ou, na verdade, Rosa tenha estacionado do outro lado da rua, onde há carros estacionados. No livro, o trecho é o seguinte: "Rosa Figuerola teve uma sorte enorme. No exato momento em que chegou na frente do Bishop's Arms, uma caminhonete saiu, deixando-lhe uma vaga para que ela estacionasse na esquina da Bellmansgatan com a Tavastgatan". Veja as fotos dos dois locais:




3° - Já na rua transversal, Mårtensson estaciona na outra esquina do pub. Mais ou menos ao lado deste homem que aparece na imagem (repare que também há uma placa de proibição, mas dessa vez é impossível ele ter estacionado em outro lugar, dada as circunstâncias descritas no livro):

4°- Aqui, vemos a ladeira que desce para o prédio de Blomkvist. Nosso ponto de vista é mais ou menos o de Rosa. O prédio é o amarelo claro na última esquina (não é possível vê-lo claramente, mas mais abaixo há outra imagem com outro ponto de vista). Também é importante reconhecer a passarela azul acima da ladeira, de onde Susanne Linder tira as fotos da invasão de Mårtensson ao prédio. Confira:



5° - Aqui estão as fotos do prédio de Blomkvist, mas agora mudamos o ponto de vista. Desta vez, a imagem foi tirada ladeira acima, e temos uma melhor visão da passarela (evidentemente a mesma de Blomkvist no trecho "Mikael Blomkvist saiu de seu prédio às nove e dez. Rosa Figuerola anotou a hora. Ela percebeu seu olhar percorrendo a passarela que transpunha o alto da Bellmansgatan").




6°- Depois, Rosa segue Susanne Linder pela cidade. Após passarem por um hotel, por uma praça e pela banca de jornais do metrô, ela acaba a perdendo de vista ao fazer a curva logo após a esquina de um Mc Donald's. É aí que Rosa percebe uma placa em um prédio, onde estava escrito Milton Security. Veja abaixo o prédio da agência de segurança (inclusive o Mc Donald's, que ainda existe!):




Então, gostou? Caso tenha alguma dica de um local que possamos procurar e publicar aqui, é só comentar. Até a próxima!





0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do café? Comente!