sexta-feira, 16 de março de 2012

Voyage Littéraire : "Biblioteca Nacional da Bielorrússia"



Olá, pessoal! Meu nome é Kimie e estarei ajudando o Renato a colocar essa nova seção por aqui. Pra quem ainda não sabe, a Voyage Littéraire é um desafio de cem postagens onde serão mostrados lugares espalhados pelo mundo reservados à leitura ou adaptados dela, e hoje começarei falando sobre a Biblioteca Nacional da Bielorrússia.

Uma biblioteca enorme, de uma beleza incomparável. Um projeto muito futurista, não há como não notar, me lembra muito a biblioteca de Seatle, aliás. Caso visite o país, não pode deixar de visitá-la. A biblioteca foi fundada em 15 de setembro de 1922 e foi feita nela uma reforma em 2006, inaugurando novamente em 16 de julho do mesmo ano. Com seu formato de diamante, tem 23 andares, cobertos por 24 painéis de vidro e 4646 LEDs de cor por fora que, à noite, produzem um verdadeiro show de luzes!




Guarda em seu acervo cerca de 8,6 milhões de itens, em mais de 50 idiomas,sendo livros, obras raras, recursos eletrônicos, músicas, etc. É a principal instituição de informação do país, tendo além de um grande acervo, museus dentro dela, salas de leitura e de conferências (esta com capacidade de 500 pessoas) e uma área reservada à tecnologia. No último andar, há uma plataforma pela qual se pode ter uma vista panorâmica da cidade.

                                                                 




Seu atual diretor é Roman Motulski e as visitas têm que ser agendadas em grupos de no máximo 15 pessoas. Parte da população do país critica os gastos da construção, mas, cá entre nós, vai me dizer que não vale a pena? Ela é aberta durante a semana das 10h às 21h e no fim de semana das 10h às 18h. Para mais informação acesse  AQUI (site em bielorusso).

A Biblioteca Nacional da Bielorrússia é uma enorme atração turística e  referência cultural em seu país. Bem, o post acaba por aqui, mas me verão mais vezes por aqui. Lembrem-se: a viagem mal começou! Au Revoir!

1 comentários:

Anônimo disse...

amei essa biblioteca, que lugar lindo *-*

bjos,
http://www.just-livros.blogspot.com.br/

Postar um comentário

Gostou do café? Comente!