quarta-feira, 14 de março de 2012

Voyage Littéraire: "Livraria Lello e Irmão"



















Outra novidade aqui no blog é a seção Voyage Littéraire, um desafio de cem postagens onde serão mostrados lugares no mundo reservados à leitura ou adaptados dela. A maioria são livrarias e bibliotecas, que vão do estilo gótico ao clean e moderno. Algumas em shoppings, e outras em templos religiosos. Porém, todos os lugares mostrados aqui chamarão a sua atenção por algum motivo, seja ele a beleza ou a criatividade.






E, para inaugurar essa seção, nada melhor que uma livraria conhecida por ser uma das mais belas do mundo. Caso você veja sua fachada, no número 144 da Rua das Carmelitas em Porto, pode imaginar que seja qualquer coisa, menos uma livraria de tamanha beleza. Porém, quando você entra, parece que foi teletransportado de volta ao período neogótico.


Com um amplo recinto recheado de estantes e mesas de livros, o que mais chama atenção, sem dúvidas, é a magnífica escada de degraus vermelhos no centro do salão. Seu formato lembra uma flor, exuberante e chamativa, que dá cor a um cenário de estantes e divisórias de gesso pintadas a parecerem madeira, exposições de quadros, bustos de grandes nomes da literatura, como Eça de Queiroz e Teófilo Braga, feitos por Romão Júnior, e um espetacular vitral no teto. 


A Livraria Internacional de Ernesto Chardron foi fundada pelo francês Ernesto Chardron em 1869, antes como uma casa-editora, situada na Rua dos Clérigos. Após a sua morte, a editora foi vendida para a firma Lugan & Geneuoux, Sucessopes. Porém, com a morte de um dos sócios, foi Mathieux Lugan quem ficou como proprietário do empreendimento. Em 1891, Lugan adquire os fundos de outras três livrarias da cidade para a Livraria Chardron. Em 1894, ela é vendida a José de Pinto Sousa Lello, que já era proprietário de outra livraria, e a seu sócio e irmão António Lello. Em 1906, a sede da livraria muda-se para o local onde ela está até hoje. Uma livraria na Rua das Carmelitas, que se tornará mundialmente famosa por sua estrutura e decoração interior. Já 24 anos depois, o nome da livraria muda finalmente para Livraria Lello & Irmão.


O escritor espanhol Enrique Vila-Matas (autor de obras como Doutor Pasavento e A Viagem Vertical) a elege como a livraria mais bela do mundo, enquanto o jornal inglês The Guardian e o guia de viagens australiano Lonely Planet como a terceira. Este último, ainda ressalta que a livraria parece uma "pérola de arte nova".




Gostaram? Este é apenas o começo de nossa longa jornada. Bon voyage!

1 comentários:

Ackimie disse...

Amanhã sou eu!!!

Postar um comentário

Gostou do café? Comente!