sábado, 25 de junho de 2011

Bilionários Por Acaso - A Criação do Facebook | Ben Mezrich















Para o Brasil, onde o Orkut sempre foi e ainda é a rede social dominante, o Facebook pode não ser lá tudo isso que ouvimos falar. Afinal, o Orkut já desempenha o papel de conectar várias pessoas em um lugar onde estas podem listar seus interesses e paixões. A rede da "rosquinha rosa" só abrange um público de grande escala aqui no nosso país e na Índia. E aí está o motivo de tanto alvoroço quando o Facebook começou a fazer sucesso nos Estados Unidos: inovação. Os americanos não eram acostumados com esse tipo de rede tão recheada de aplicativos e informações sobre seus usuários e que conectasse o mundo inteiro junto (esse fator nem os brasileiros conhecíamos). E, cá pra nós, o Facebook é bem mais avançado que qualquer rede social existente por aí; prova disso são os milhões de usuários espalhados pelo mundo inteiro.

Aí veio Ben Mezrich, escritor de Quebrando a Banca (outro livro sobre jovens que ficaram milionários da noite pro dia), e decide contar toda a história por trás da criação do Facebook (como ele faz questão de dizer, "uma história de sexo, dinheiro, genialidade e traição"). Logo no começo (depois de ele se autodenominar um geek), Mezrich nos informa que o livro é baseado em entrevistas, fontes (algumas anônimas) e páginas de documentos judiciais ou não; porém, o que mais intriga, é que há opiniões diferentes e contraditórias sobre alguns eventos narrados. Pô! Então, mesmo lendo e relendo trocentas vezes Bilionários Por Acaso, nunca teremos cem por cento de certeza do que aconteceu de verdade em vários momentos? As únicas passagens em que podemos confiar são aquelas sobre os bastidores da criação da tal rede social que, procurando na internet, já as encontramos em notícias de portais e blogs. Todos que conhecem um pouco da criação do Facebook já sabem que os processos movidos contra Mark Zuckerberg ainda não acabaram e estão em sigilo absoluto; e o enredo do livro é mesmo assim: só conta o início da trama entre Zuckerberg, Eduardo Saverin, Sean Parker, os gêmeos Winklevoss e o Facebook. A história não tem um fim, e, por conseguinte, nem um meio. Sem falar que tudo o que está no livro poderíamos ter encontrado na internet sem nenhum esforço.

Até mesmo o filme de David Fincher, A Rede Social (que adaptou o roteiro deste livro e ganhou o Oscar pelo trabalho bem feito), nos prepara uma conclusão melhor, já que, enquanto é apresentado ao público todo o processo da criação do Facebook e de amizade entre os personagens, algumas cenas do julgamento e dos processos contra Zuckerberg são mostradas em cortes bem feitos pelos editores do filme. Assim, quando o longa chega ao final, o público já está preparado com o que vai acontecer e acaba não se decepcionando. Diferente do leitor leigo que vai ler o livro e, quando chega ao final, fica sabendo que a história não tem nenhuma conclusão ou do leitor que já sabe dos principais acontecimentos em torno da trama e, quando vai ler o livro, descobre que não há nada de relevante. Resumindo para você que ainda não entendeu (dificilmente, depois de tantas ênfases de minha parte): se quer saber a história da criação do Facebook, procure assistir ao filme A Rede Social, que, além de seguir a trama à um rumo bem mais prático e empolgante, conta com a ajuda do ótimo elenco liderado por Jesse Eisenberg.

O livro é cheio de blábláblá (Mezrich mesmo afirma que muitas vezes modificou alguns momentos para dar mais dramaticidade) e nunca conquista de verdade sua confiança, uma vez que diálogos e cenas foram recriados e resumidos e nomes e descrições de pessoas (excluindo as personalidades públicas que povoam esta história) foram também alterados. Ou seja, os fatos em que podemos confiar podem ser encontrados em qualquer página do Google, e os que não podemos confiar pois não sabemos a verdade sobre eles não são relevantes, por motivos óbvios de que um livro sobre este assunto deveria nos mostrar a verdade sobre os acontecimentos - o que é impossível, uma vez que os processos estão em completo sigilo e de que Zuckerberg e Saverin relatan acontecimentos que se contradizem.

Bilionários Por Acaso pode ser descartável. Tudo o que está na internet está no livro, e nem tudo o que está no livro pode ser verdade. Serve como um passatempo pra quem não está compromissado com o livro, só quer saber os fatos contados através de Ben Mezrich ou quer conhecer o livro que gerou o roteiro de A Rede Social (como eu). Se quiser mesmo saber a verdade pos trás do Facebook, adentre a cabeça de Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin. É o único jeito.

Livro: Bilionários Por Acaso - A Criação do Facebook
Autor: Ben Mezrich
Editora: Intrínseca
Páginas: 228

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do café? Comente!