terça-feira, 19 de julho de 2011

Harry Potter de A a Z | Aubrey Malone















Harry Potter de A a Z, como a própria capa faz questão de dizer a fim de evitar processos judiciais, é o "guia não-oficial definitivo de toda a série" - isso porque não foi autorizado nem aprovado (mas não quer dizer que tenha sido desaprovado) por J. K. Rowling (a autora da saga) ou pela Warner Bros. (o estúdio responsável pelos filmes). Mas, se a escritora leu o guia, tenho certeza que o desaprovou, porque Aubrey Malone com certeza não leu os livros antes de escrever sua própria mini-enciclopédia. Sim, mini; porque a obra tem apenas 223 páginas - e precisaria de um livro bem maior para abranger tudo sobre o mundo de Harry Potter e sobre a vida de Rowling (o guia tem verbetes sobre os livros, fatos sobre a vida da escritora, curiosidades, etc.). E o mais estranho é que, em uma nota do autor, bem no início, Malone afirma que o guia não pretende de forma alguma ser completo - então, por quê motivo ele o fez?

E, como eu disse, ele parece não ter lido os livros antes de escrever o guia. Há vários verbetes com erros ou faltando informações, como em "Floresta Proibida", onde ele diz que esta floresta aparece em A Pedra Filosofal - sendo que ela aparece em todos os livros, e há muitas aventuras de Harry que têm esta como cenário. Outro exemplo é em "Basilisco", onde o autor diz que é uma serpente cujo olhar transforma as pessoas em pedra. É claro que essa informação é incorreta, já que o olhar de um Basilisco é mortal - e só transforma pessoas em pedra quando seus olhos são vistos à partir de um reflexo (como pelo espelho, por exemplo). Ele também trata "Hagrid, Rúbeo" como um gigante, sendo que ele é um meio-gigante.

Na verdade, poucos são os que não têm erros - e os que não têm é porque estão incompletos. Em "Delacour, Fleur", por exemplo, ele explica que ela é uma jovem bastante esnobe, em parte veela, e que se casa com Gui Weasley em As Relíquias da Morte. E acaba aí. Custava dizer que ela é francesa, estuda na Beauxbatons, tem uma irmã chamada Gabrielle, e que aparece pela primeira vez em O Cálice de Fogo, quando participa do Torneio Tribruxo? Ou é preguiça ou é total falta de ignorância do autor. Outro exemplo é "Nagini". Como quem leu o guia, sabe que Aubrey Malone entrega vários spoilers (o que não é um erro, já que se trata de um guia), mas, quando ele vai descrever a cobra de Lord Voldemort, ele simplesmente diz que ela tem um papel imenso em As Relíquias da Morte, ao invés de dizer que ela é uma das horcruxes do Lorde das Trevas.

Resumindo: se você quer saber mais sobre a saga Harry Potter, não leia Harry Potter de A a Z. Quando ele vai falar sobre a vida de Rowling, ele até acerta (por exemplo, quando cita Sandra Luchian, em um relato emocionante), mas o livro é desorganizado ao extremo. Ele mistura as curiosidades dos filmes, os nomes dos atores, os verbetes da saga, a vida de Rowling e os personagens sem sequer dividir em blocos - o que é uma baita de uma sacanagem, e nem o belo visual do livro ajuda na leitura. Se quer saber mais sobre estes temas, há uma enciclopédia online em português criada pelo Clube do Slugue, que se chama Potterpédia (clique aqui para ir à página) e é 100% confiável, além de gratuita, claro.

Livro: Harry Potter de A a Z
Autor: Aubrey Malone
Editora: Prestígio Editorial
Páginas: 233

1 comentários:

Priscilla Duhau disse...

Oi, tudo bom?
Te indiquei a um Meme Literário pra você lá no blog:
http://goo.gl/Rt45s

Beijos.

Postar um comentário

Gostou do café? Comente!