Recado: Para quem nunca ouviu falar do livro, recentemente ele foi adaptado para os cinemas (espetacularmente) pelo diretor Martin Scorsese, sob o nome de
Ilha do Medo (
Shutter Island, no original), e protagonizado por Leo DiCaprio. Eu já estou lendo o livro, e em breve postarei a resenha.
A Menina Que Roubava Livros
Autor: Markus Zusak
Gênero: Ficção, Drama
Editora: Intrínseca
Sinopse: Narrada pela própria Morte, a trama conta a vida de Liesel Meminger. Desde o início de sua vida na Rua Himmel, em uma cidadezinha próxima a Munique, ela precisou achar formas de se convencer do sentido de sua existência. Horas depois de ver seu irmão morrer no colo da mãe, a menina foi largada para sempre aos cuidados de Hans e Rosa Hubermann, um pintor desempregado e uma dona-de-casa rabugenta. Ao entrar na nova casa, trazia escondido na mala um livro, O Manual do Coveiro. Num momento de distração, o rapaz que enterrara seu irmão o deixara cair na neve. Foi o primeiro dos vários livros que Liesel roubaria ao longo dos anos seguintes. E foram estes livros que nortearam a vida de Liesel naquele tempo, quando a Alemanha era transformada diariamente pela guerra, dando trabalho dobrado à Morte.
Recado: Quem gosta do gênero, com certeza vai adorar. A narrativa do autor é sagaz, mesmo quando em devaneios das personagens, e a capa é daquelas que você coloca na estante virada para frente só para observá-la. Em breve, a resenha.
Assassinato no Expresso do Oriente
Autor: Agatha Christie
Gênero: Policial
Editora: Pode ser encontrado na Saraiva de Bolso, Nova Fronteira, Círculo do Livro, Record, Altaya e Pocket Ouro.
Sinopse: Pouco depois da meia-noite, uma tempestade de neve pára o Expresso do Oriente nos trilhos. O luxuoso trem está surpreendentemente cheio para essa época do ano. Mas, na manhã seguinte, há um passageiro a menos. Um americano é encontrado morto em sua cabine, com doze facadas, e a porta trancada por dentro. Pistas falsas são colocadas no caminho do célebre detetive Hércule Poirot, que era um dos passageiros, para tentar mantê-lo fora de cena, mas, num dramático desenlace, ele apresenta não uma, mas duas soluções para o crime.
Recado: Não só esse, mas qualquer livro de Christie serve pra dar uma esquentada, não é? Já li, e posso confirmar que a solução do caso é surpreendente. Um dos meus favoritos de Christie, mas ainda acho
O Caso dos Dez Negrinhos insuperável.
Ensaio Sobre a Cegueira
Autor: José Saramago
Gênero: Drama
Editora: Companhia das Letras
Sinopse: Um motorista, parado no sinal, subitamente se descobre cego. É o primeiro caso de uma "treva branca", que logo se espalha incontrolavelmente. Resguardados em quarentena, os cegos vão se descobrir reduzidos à essência humana, numa verdadeira viagem às trevas. O Ensaio Sobre a Cegueira é a fantasia de um autor que nos faz lembrar "a responsabilidade de ter olhos quando os outros os perderam". José Saramago nos dá, aqui, uma imagem aterradora e comovente de tempos sombrios, à beira de um novo milênio, impondo-se à companhia dos maiores visionários modernos, como Franz Kafka e Elias Canetti.
Recado: O livro também foi adaptado para os cinemas há pouco tempo, com Mark Ruffalo como um dos protagonistas. José Saramago ganhou o Prêmio Nobel de Literatura com esta obra.
E o Vento Levou
Autor: Margaret Mitchell
Gênero: Drama, Romance
Editora: Pode ser encontrada na Irmãos Pongetti, Itatiaia, Record, Círculo do Livro e Hemus.
Sinopse: Um relato apaixonante sobre a guerra-civil americana, a aristocracia sulista que ela abala e transforma, e a coragem de uma mulher que nunca se deixou vencer. Conheça a linda e tempestuosa Scarlett O'Hara e o irresistível Rhett Butler, que a ama ao longo de todas as suas provações. Conheça a doce Melanie, o honesto Ashley Wilkes e os muitos outros personagens que habitam a esplendorosa fazenda Tara. Uma história de amor que já emocionou milhões de pessoas no mundo todo.
Recado: Acho que nem preciso dizer que a história foi imortalizada nos cinemas há anos e é um dos maiores clássicos da história da sétima arte. Vale a pena ler suas mais de 800 páginas (a mais nova edição, de 2012, tem 952 - já vale para o inverno inteiro!), porque a história é emocionante e memorável.
Então, gostaram? Deixe suas próprias dicas e opiniões nos comentários (juro que retorno!). Boa leitura e bom inverno!