sexta-feira, 20 de maio de 2011

A Aldeia Sagrada | Francisco Marins














Francisco Marins é um dos grandes escritores brasileiros de livros infanto-juvenis, dono da série sobre a fazenda Taquara-Póca e de uma bibliografia invejável. Porém, A Aldeia Sagrada é um de seus deslizes. O livro tem a missão de apresentar ao público um fato histórico brasileiro pelos olhos de um jovem garoto, mas as barreiras psicológicas de uma criança não estão presentes aqui, fazendo com que não exista ingenuidade na personagem, e que a trama tenha como protagonista um sertanejo qualquer, e não uma criança (até mesmo porque os jovens de antigamente eram bem mais maduros dos de hoje em dia). Fato que prejudica a narrativa do livro, que fica cada vez menos empolgante com uma trama simples e nada inovadora.

Didico morava com seu tio e sua tia em uma casa pobre no sertão, mas a morte da tia e o sumiço do tio acabam fazendo com que ele se junte à um grupo de retirantes que procuram fugir da terrível seca. Em um dos lugares onde o grupo acampava, chega um velho homem de aspecto bondoso: Antônio Conselheiro construíra uma aldeia conhecida como Canudos, onde todos se ajudam. Porém, logo o governo começará a mandar tropas ao local, resultando na sangrenta Guerra de Canudos. Didico descobre que seu tio está do lado de Conselheiro, e, com a ajuda de dois amigos, vai até Canudos em busca do tio, no auge da batalha.

O livro tem dois grandes ápices. O primeiro é quando Didico, com a ajuda dos amigos e de seu fiél cão assaltam um terreno para roubar pés de mandioca, mas acabam sendo perseguidos por cães. Já o segundo é o final, que consegue ser a única parte que chega mais perto de emocionar o leitor. A Guerra de Canudos, que teria de ser o auge do enredo, é retratada tão rapidamente que chega a ser totalmente esquecível. Assim como os personagens, que praticamente não têm exploração alguma.

A Aldeia Sagrada tem erros graves, que tornam o livro um tanto quanto sofrível para a leitura. Se estiver procurando uma obra sobre a Guerra de Canudos, este livro é parcialmente informativo. Já, se estiver procurando uma estória de sertanejos retirantes, há obras bem melhores do que esta.

Livro: A Aldeia Sagrada
Autor: Francisco Marins
Editora: Ática
Páginas: 106

0 comentários:

Postar um comentário

Gostou do café? Comente!